NOSSO PROCESSO CONSTRUTIVO

WOOD FRAME

Há mais de 180 anos, a construção civil dava os seus primeiros passos para um sistema mais rápido e eficaz. Em 1833, um novo modo de construir surgiu pelas mãos do carpinteiro americano George Washington Snow. Para a construção da Igreja “St. Mary’s Catholic Church” em Chicago, foi utilizado um método construtivo que ficou conhecido como “ballooon frame”. Desde então, os sistemas construtivos em madeira evoluíram e hoje o sistema construtivo usado em 95% das casas americanas recebe o nome de wood frame. 

Escolhemos o Wood Frame por conta das várias potencialidades que esse sistema oferece para construções mais rápidas e eficientes. E aqui nós contamos um pouco dos componentes que formam esse sistema.

O Wood Frame é um sistema construtivo que utiliza a madeira para formar os montantes (elementos verticais) e as vigas. Os painéis que fazem o fechamento da estrutura também são produzidos a partir da madeira. Na imagem acima vemos o “esqueleto” de uma construção em wood frame e nela percebemos a madeira como material estrutural. É importante destacar que a madeira utilizada recebe tratamento com preservativo químico, o que a torna resistente contra agentes biológicos e aumenta a sua durabilidade em mais de 50 anos. Além da madeira, outros materiais são utilizados para garantir a resistência da edificação assim como para criar ambientes confortáveis para as pessoas conviverem.

PRINCIPAIS MATERIAIS

PAINEL DE OSB

A sigla OSB é referente ao nome em inglês Oriented Strand Board que significa tiras de madeira orientada. Esse painel é usado para o fechamento das paredes, da plataforma do piso e também da cobertura. A sua principal função é contraventar as paredes e auxiliar na rigidez da estrutura. É um painel estrutural formado por tiras de madeira orientadas perpendicularmente em diferentes camadas. Na produção desse painel, essas tiras são prensadas e coladas com resina sob alta temperatura e pressão. Esse processo aumenta a resistência mecânica e rigidez do painel. Assim, o material fica mais resistente aos impactos físicos e também à umidade.

Nessa imagem é possível ver as tiras de madeira da chapa OSB

MEMBRANA HIDRÓFUGA

Apesar de o OSB apresentar alguma resistência à umidade, esse painel precisa ser protegido contra as ações da chuva e das condições do tempo. Para isso, as paredes externas recebem uma fina membrana que é chamada de membrana hidrófuga. Essa membrana é colocada sobre os painéis de OSB “envelopando” toda a estrutura e ela impede a entrada de vapor de água ao mesmo tempo que permite que a estrutura respire. Esse mecanismo regula a umidade e evita a proliferação de fungos.

Aqui a membrana está sendo posicionada para fixação

MATERIAL PARA ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Além dos painéis que fazem o fechamento da construção, é usada uma lã que atua como um “cobertor” revestindo todo o interior da estrutura. Esse revestimento pode ser feito por exemplo com lã de vidro ou lã de rocha que é colocada entre as placas de OSB. A combinação desses materiais contribui para o isolamento térmico e acústico do sistema.

Instalação da lã de vidro na K.BANA Shelter

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E ELÉTRICAS

Os sistemas elétrico e hidráulico podem ser os mesmos usados em uma construção convencional. As tubulações são embutidas no interior das paredes e do piso. Tudo isso é feito antes do fechamento das paredes, assim não é necessário quebrar qualquer estrutura para passar as instalações.

REVESTIMENTOS

O wood frame pode receber os mais diversos tipos de revestimentos, como azulejo, pintura e MDF. Na K.BANA nós escolhemos para o revestimento interno o MDF e para o revestimento externo a telha shingle. A mesma que colocamos na cobertura, assim temos um efeito de continuidade entre a parede e a cobertura.

Aplicação da telha shingle

A PAREDE

Para finalizar, vamos deixar claro como todos esses materiais são agrupados. A seguinte imagem mostra como fica a posição de cada material em uma parede wood frame. Esses são os materiais usados para a construção da K.BANA.

Imagem adaptada do site Santos Madeiras

Ficou com alguma dúvida sobre o wood frame? Vem falar com a gente, a gente aaama conversar!

isabela@querokbana.com.br

Fontes:

Santos Madeiras