Por que levar a construção para a Fábrica?

A indústria da construção é considerada uma das mais antigas indústrias e por muito tempo técnicas rudimentares comandaram o processo de construção. E isso acontece até hoje.

Para entender melhor, imagine uma indústria de automóveis – um ambiente organizado, limpo e dispondo de alta tecnologia.

Indústria Automobilística

Agora imagine um canteiro de obras – essa é a indústria da Construção Civil.

Indústria da Construção Civil

Quando comparamos com a indústria automobilística, fica fácil perceber alguns aspectos artesanais da indústria da construção. Não podemos deixar de considerar que essas indústrias possuem características particulares mas a forma como os automóveis são produzidos pode sim ser uma referencia no modo como são produzidas as construções. Vamos entender melhor analisando as diferenças entre esses dois cenários.

Qual é a diferença entre essas duas indústrias?

A principal diferença está no modo como essas indústrias fabricam os seus produtos. Na indústria automobilística, o automóvel é produzido em fábrica e então é distribuído aos consumidores. Ou seja, a fábrica é um local fixo e o produto é que se move.

Já na indústria da construção, para cada edificação a ser construída, é montado o que chamamos de canteiro de obras. Ou seja, em cada construção uma espécie de fábrica é elaborada para a execução da obra. Assim, temos que o produto da indústria da construção é a própria edificação e a fábrica é o canteiro de obras. O que nos leva a concluir que o produto é fixo e a fábrica é que se move.

Comparação entre a indústria automobilística e a indústria da construção

Como percebemos, a lógica se inverte na comparação entre essas duas indústrias. Poderíamos então, assim como na indústria automobilística, produzir a construção em uma fábrica? Sim, isso não só é possível como já é uma realidade! Mas antes de você conhecer algumas empresas que atuam dessa forma, é importante entender o que é construir em fábrica.

Industrialização da construção

Ao levar a construção para a fábrica, estamos aumentando o nível de industrialização do processo. Passamos a deixar de construir tijolo por tijolo no canteiro de obra para então produzir peças inteiras dentro da fábrica. Ou seja, é assim que deixamos de construir de forma artesanal para construir de forma ágil e inteligente. E isso é pré fabricar a construção.

Afinal, o que é uma construção pré fabricada?

A construção pré fabricada nada mais é do que a produção em fábrica das partes da construção para então, serem montadas e conectadas entre si no local da obra.

Esquema de um processo de pré fabricação da construção

Ainda, existem diferentes níveis de industrialização. É possível, por exemplo, produzir uma casa em fábrica e transportá-la inteiramente pronta.

Na K.BANA optamos por produzir partes da construção, como paredes, piso e cobertura e conectá-las no local da obra. Para isso, escolhemos o wood frame como tecnologia construtiva.

Vantagens da construção industrializada

Construir dentro de uma fábrica pode trazer diversas vantagens. Uma delas é a produção independente das condições climáticas. Ou seja, faça chuva ou faça sol a construção não para. Mas não é só isso! A construção industrializada também permite uma melhor gestão sob diversos aspectos como no consumo de materiais e na geração de resíduos. Isso acarreta um maior controle na qualidade do produto, nos custos e nos prazos. Assim, evitam-se as famosas surpresas no decorrer de uma obra.

Portanto, a pré fabricação é uma alternativa aos métodos tradicionais de construção e que permite inúmeras melhorias na forma como construímos.

Pode parecer muito inovador construir dessa forma não é mesmo? Mas saiba que em outros países isso já é realidade há um bom tempo. E no Brasil, mesmo com uma atuação pouco expressiva, já existem empresas que desenvolvem esse processo com excelência.

Empresas que já atuam dessa forma:

A Huf Haus é uma empresa alemã fundada em 1912 e é considerada uma empresa pioneira na construção de casas pré fabricadas. Ao longo dos seus 107 anos de história, a empresa sempre buscou por inovação no mercado e eles acabaram se tornando uma marca de luxo na construção de casas as quais são entregues em diversas partes do mundo. A característica principal que compõe a arquitetura dessas casas é o uso da madeira e do vidro.

Modelo de casa da Huf Haus

Nas “Huf Houses” os elementos da construção são transportados em caixas e montados no local da obra. Dependendo do projeto, a montagem é concluída em apenas um mês e sem gerar resíduos.

Aqui no Brasil, a Tecverde nasceu em 2009 com o propósito de tornar o setor da construção civil cada vez mais industrializado. A fábrica da Tecverde é considerada a mais automatizada da America Latina e ela fica em Araucária no Paraná. A Tecverde produz as peças da construção para então transportá-las ao canteiro de obra para montagem.

Em 2016, a Tecverde foi responsável pela construção do primeiro prédio em wood frame no Brasil. E aqui a gente percebe o ganho em tempo de execução que uma construção assim pode proporcionar. O empreendimento possui 2 edifícios com 12 apartamentos distribuídos em 3 pavimentos. Uma das torres foi finalizada em apenas 40 horas!

Construção do primeiro prédio em woodframe no Brasil – Tecverde

Agora que você já sabe o que é aumentar o nível da industrialização da construção eu convido você a ler sobre uma tecnologia que permite maior produtividade na hora de construir. Essa tecnologia é o wood frame e ele é utilizado na construção das K.BANAs. É só clicar aqui.

Ficou com alguma dúvida? Vem falar com a gente, a gente aaama conversar!

isabela@querokbana.com.br

Fontes:

Huf Haus

Karla Cunha

Tecverde

Gazeta do Povo